quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chamados para o discipulado 2


Evangelho de Marcos, capítulo 1, versículos 16-21:

Caminhando junto ao mar da Galileia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. E logo os chamou . Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus.

Em 1802, Henry Martin, com apenas 21 anos de idade, recebeu um título como o melhor aluno de matemática da Universidade de Cambrigde, Inglaterra. Sua carreira seria brilhante. Mas três anos depois, movido pela leitura da biografia de um missionário norte-americano chamado David Brainerd, Henry Martin, deixou sua brilhante carreira e Lydia, a mulher a quem ele amava e com quem queria se casar, e partiu para a Índia, como missionário, aos 24 anos de idade. Mesmo após 8 anos, Henry pensava em Lydia incessantemente. Henry Martin fez várias traduções da Bíblia, trabalhou incessantemente na Índia e na Pérsia, até que morreu em 1812, aos 31 anos, vítima de tuberculose, na Armênia.
O que faz um homem deixar tudo o que possui, tudo o que ama? Por que Pedro, André, Tiago e João deixaram tudo o que tinham por uma vida incerta?
Quando olhamos para o chamado dos discípulos no evangelho de Marcos, nós não vemos muita coisa sobre quem é Jesus. Não há aqui uma pesca maravilhosa, não há milagres, não há ensinos maravilhosos. De modo que, se você só conhecesse o evangelho de Marcos, você seria forçado a pensar que eles seguiram-no sem o conhecerem direito e começaria a questionar por que esses homens seguiram Jesus.
Jesus tinha provavelmente 30 anos de idade. Era essa a idade com a qual um rabino começava seu ministério de ensinar as pessoas a andar nos caminhos de Deus. No versículo 15, vemos o que Jesus ensinava: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
O que isso queria dizer? Todos os judeus viviam numa grande expectativa de que viria um grande rei que libertaria os judeus da opressão do império romano e que traria um reino divino de paz, alegria e justiça para todo judeu que tivesse vivido de acordo com a vontade de Deus. O que Jesus está dizendo é que esse reino já havia chegado; é por isso que ele diz que o tempo está cumprido. Portanto, se o reino já chegou, é hora de se arrepender dos seus pecados, da sua rebeldia contra a vontade de Deus e crer na mensagem de Jesus. (Para uma melhor compreensão do significado deste texto e algumas implicações para a nossa vida, ver a postagem anterior: Chamados para o discipulado).
Mas não era comum que um rabino andasse sozinho. Ele geralmente possuía discípulos que aprendiam com ele e que posteriormente passariam seus ensinamentos e sua mensagem adiante. No entanto, até esse momento Jesus está só, ele não possui discípulos. E vemos, neste texto, Jesus chamando pessoas para ser seus discípulos.
Porém não era comum o que Jesus está fazendo aqui. Porque Jesus está chamando pessoas desqualificadas para ser seus discípulos.
O processo comum para alguém se tornar discípulo de um rabino, naquela época, era completamente diferente do que acontece aqui. Primeiro, não era o rabino quem ia atrás do discípulo, mas o discípulo é quem iria atrás do mestre. E para ser aceito essa pessoa tinha de ser alguém especial. Ao longo dos anos de estudo da “Bíblia Hebraica” (o Antigo Testamento), apenas aqueles que tivessem demonstrado que atingiam um certo nível, continuavam os estudos, aqueles que não conseguissem voltavam para casa e aprendiam a profissão do pai, na qual trabalhariam pelo resto da vida. Aqueles que terminassem os estudos poderiam disputar uma vaga de discípulo de um rabino. Ou seja, você tinha de estar no topo, na nata, tinha de estar entre os melhores para ser discípulo de um rabino. Era isso ou trabalhar o resto da vida na profissão de seu pai.
Mas quem são os discípulos de Jesus? Mc 1.16 e 19 dizem o seguinte: Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores... Pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes. Ora, Jesus não chamou os melhores entre os melhores, não chamou a nata, Ele chamou pescadores. Ele chamou gente que não estava à altura do seu chamado. Gente que não era considerada digna de ser discípula de um rabino. Gente que não se atreveria a procurar um rabino para ser seu discípulo.
Em Atos dos Apóstolos 4.13 eles são descritos assim: Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. Isto me faz lembrar de 1 Coríntios 1.26-28:  Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são.
Entretanto há uma falsa ideia de que nós temos de estar à altura, de que precisamos ser algo de importante para termos acesso a Deus e para sermos usados por Deus. Ah, eu não tenho um curso de Teologia ou de Missiologia, então não posso servir a Deus! Ah, eu não sei falar! (Ex 3.10,13) Ah, eu sou jovem e imaturo demais! (Jr 1.6). Mas, a partir deste texto, vemos que Deus não nos escolheu por algo que Ele viu em nós, mas porque Ele simplesmente quis. A falsa história de heróis (perfeitos) da fé nos faz esquecer dos fracos, impotentes, machucados e maltrapilhos que Deus usou poderosamente; tais como John Knox e John Bunyan, homens simples, sem instrução, porém usados com incomensurável poder por Deus para trazerem reforma e avivamento ao seu país. Não há um processo de seleção. Até porque todos nós, pecadores que somos, seríamos reprovados. Por isso, Jesus morreu por nós, para perdoar nossos pecados e nos restaurar de modo a podermos seguí-lo.
Mas o que significa ser discípulo de Jesus? Você pode estar pensando: é ser pescador de homens. Mas não. Há algo antes disso. Os versículos 17, 18 e 20 dizem: Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.... E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus. Ou seja, primeiro vocês deixam a vida que vocês têm e venham após mim, depois eu faço de vocês pescadores de homens.
Por que isso? Ser discípulo, naquela época, não era apenas aprender uma série de doutrinas e regras. Quando você tornava-se discípulo de alguém, você deixava toda a sua vida para trás e seguia o seu mestre por onde quer que ele fosse, comia o que ele comia, dormia onde ele dormia e vivia o que ele vivia. A ideia é de que você o seguiria para tornar-se igual a ele, no modo de viver, no modo de pensar, no modo de falar, nas crenças, nas prioridades e em toda a sua existência. E se você fosse um discípulo muito importante você o seguia bem de perto, logo atrás do mestre, tendo maior intimidade com ele e, portanto, aprendendo mais dele e tornando-se mais como ele.
Mas quando olhamos para esses quatro, vemos que, ao longo do evangelho de Marcos, eles são uma espécie de grupo especial de discípulos de Jesus. Quer ver como isso funciona? Quais foram os únicos três que viram a ressurreição da Filha de Jairo? Quais foram os únicos três que viram a Jesus no monte quando ele foi transfigurado e apareceu em toda a sua glória? A quais discípulos Jesus anuncia as coisas que viriam a acontecer?  E quais foram os únicos três que Jesus levou consigo, destacando-os do resto, para vigiar com Ele no Getsêmani? Pedro, Tiago e João (Mc 5.37; 9.2; 13.3; 14.32).
O nome dessa série é “Chamados para o discipulado”. O que você deseja? Ser parte da multidão de discípulos de segunda categoria que simplesmente se chama de “crente” ou ser um verdadeiro seguidor de Jesus? Quer continuar na superficialidade ou quer dar um passo mais longe e estar intimamente com Jesus, conhecendo-O como Ele realmente é e sendo transformado pelo Espírito Santo em alguém como Ele?
Então você precisa fazer como eles: Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram...Deixando eles no barco a seu pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus. Como assim? Pedro e Jesus, em Mc 10.28 a 30 respondem a essa pergunta: Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
Esses homens deixaram a sua casa, seu emprego, família e segurança, para seguirem um pregador ambulante que dizia que o Reino de Deus chegou. Não parece algo sensato, não é? Por que será, então, que a nossa vida parece tão sensata, prudente, uma verdadeira carreira? Será que nos esquecemos de como John Knox foi alvo de assassinos? Como John Bunyan foi preso várias vezes (assim como Toyohiko Kagawa e outros)? Como Bonhoeffer foi executado, segundo as ordens de Hitler?
Deus não quero que você largue seu emprego e vá pra África ser missionário. Mas é necessário que você reflita: Há algo maior que Deus ou que o evangelho na sua vida? Sua família, seus filhos, namoro, carreira, finanças ou popularidade? Há algo que Deus está pedindo que você deixe de lado por amor a Ele e ao evangelho? O chamado de Deus hoje é para que você deixe tudo que se coloca entre você e Deus ou acima de Deus e o evangelho e viva na sua casa, emprego, curso e relacionamentos como um verdadeiro discípulo de Jesus que vive, trabalha, estuda e ama como Jesus faria se estivesse no seu lugar. O chamado de Jesus, exceto para uns poucos, não é que você vá para longe; mas que cada lugar que você for, você aja como Jesus agiria e deixe de lado tudo que não faz parte da vida com Jesus. E, assim, você vá tornando-se cada vez mais parecido com Jesus. Isso é deixarmos tudo e seguirmos a Jesus.
Quem faz isso é transformado por Jesus em pescador de homens, assim como Jesus é um pescador de homens.
É isso o que Ele está fazendo em 1.14 e 15:  Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. E no final do evangelho de Marcos, Ele envia os discípulos para fazerem a mesma coisa, 16.15 e 16: E disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Antes de chamá-los, Jesus já era um pescador de homens. Ele pregava o evangelho, dizendo para as pessoas: voltem-se para Deus, pois o seu Reino é chegado. E Ele quer fazer de seus discípulos pregadores do evangelho. Pescar homens é trazê-los das trevas, do pecado, da condenação para a salvação que Jesus conquistou através da sua morte na cruz e sua ressurreição dentre os mortos para todos os que crêem nele, de modo que quem crer nEle e no evangelho pregado pelos seus pescadores de homens terá seus pecados perdoados e será salvo para possuir a vida eterna no reino eterno de Deus. Não é esse um chamado mais digno e grandioso que quaisquer planos de carreira que possamos inventar? Não é o mais necessário? O de conseqüências mais radicais para o ser humano perdido em miséria?
Jesus está em busca de discípulos. Ele quer você. Você não precisa estar à altura. Venha como você está. Deus é poderoso para te usar assim como você é, com todas as suas falhas e fraquezas. Ele quer que você deixe tudo o que se colocar em conflito com o seu amor e seu evangelho. Deixe a superficialidade da sua vida e conheça Jesus como Ele é e assim torne-se como Ele. E, desse modo, Ele te fará pescador de homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário