quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Chamados para o discipulado 3


No evangelho de Marcos, há três textos que nos ensinam diretamente sobre o chamado de Jesus ao discipulado: o chamado de João, Tiago, Pedro e André (1.16-20); o de Levi e dos pecadores (2.13-17) e o dos Doze (3.13-19). Porém, esses textos estão separados (ou deveríamos dizer conectados) por outros textos que revelam a autoridade de Jesus sobre as doenças (a cura da sogra de Pedro), os demônios (na sinagoga de Cafarnaum), a impureza associada ao pecado (leproso), os pecados (o paralítico levado na maca por seus quatro amigos), o modo de compreender-se e praticar-se a Lei de Moisés (o jejum e o sábado) e as pessoas, de quaisquer (todas as) nacionalidades (Judeia, Jerusalém, Idumeia, redondezas do rio Jordão, Tiro e de Sidom).
Ora, por que isso? Porque mais importante do que como seguir é quem seguir. Ainda mais, considerando que seguir é imitar (veja o segundo texto dessa série). Como podemos seguir Jesus se não o conhecemos? No entanto, tratar da soberania de Jesus em cada caso ficaria fora de propósito nessa série e será mais bem abordado em outra oportunidade. Por enquanto basta sabermos que Jesus é Deus, é Rei soberano sobre todas as coisas e todos têm de sujeitar-se a Ele. No entanto, algo chama a atenção nesses trechos. Jesus ora. Jesus afirma que possui um propósito, uma missão.
Como imitadores de Jesus, os discípulos (leitores de Marcos) são convocados a viver sob uma nova direção. Caso não reconheçam isto, não poderão seguir Jesus. Caso nós não reconheçamos isto não podemos entender para o quê ou em que condição nós fomos chamados. Assim, antes de prosseguirmos a série, precisamos de algo que nos ajude a redefinir a nossa caminhada sempre que surge o risco de um desvio. Como veremos a oração é o meio de Jesus, e o nosso, para mantermos o caminho certo.

De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. Simão e seus companheiros foram procurá-lo e, ao encontrá-lo, disseram: "Todos estão te procurando!" Jesus respondeu: "Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim". Então ele percorreu toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios. (Mc 1.35-39)

O que estava acontecendo? Jesus levara seus novos discípulos para a sinagoga em Cafarnaum. Lá, enquanto ensinava, um demônio manifesta-se, mas é repreendido por Jesus. Esta notícia espalhara-se por toda aquela região. Além disso, Jesus curara a sogra de Pedro, a qual estava de cama. Como consequência dessas coisas, ao anoitecer, depois do pôr-do-sol, o povo levou a Jesus todos os doentes e endemonhiados. Toda a cidade se reuniu à porta da casa e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. Também expulsou muitos demônios...(Mc 1.32-34).
Com isso, surgiu um risco. Jesus viera para ensiná-los, para proclamar o Reino de Deus e a fé e o arrependimento necessários para participar deste Reino (Mc 1.15). Porém, o povo não vinha, ao anoitecer, para ouvir Suas boas novas, mas para que Ele as aliviasse de seus sofrimentos. O povo estava reduzindo Jesus a um curandeiro, dando maior importância ao que Ele poderia fazer por eles do que com o chamado ao Seu Reino. Por isso, no dia seguinte, Simão e seus companheiros saem à procura de Jesus, pois todos o estão procurando; não o Messias, não profeta, mas o curandeiro. Isso fica evidente quando consideramos a correção de Jesus quando diz: Foi para isso que eu vim.
Porque, de fato, há um risco de reduzirmos Jesus àquele que pode satisfazer-nos. Não que o busquemos sempre com caprichos ou desejos consumistas. Muitas vezes, como neste trecho, as necessidades são reais e trazem-nos enorme sofrimento; nesse momento o que nos move é o desespero, a dor, a aflição. Diante disso, Jesus não nos rejeita. Ele curou enfermos e endemonhiados antes e logo depois deste trecho do evangelho. O problema está em reduzirmos Jesus, a vida cristã e a missão da Igreja a apenas isso; um SUS de Deus.
Pois não foi para isso que Jesus veio e não foi para isso que nos chama a Ele e nos envia ao mundo. É o próprio Jesus que nos mostra o caminho certo com suas palavras e atos: Jesus respondeu: "Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim". Então ele percorreu toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios.
A pregação do evangelho que está resumido em Mc 1.15 (e que foi explanado no primeiro artigo desta série), é atitude central de Jesus em seu ministério (Mc 1.14-15, 21, 39; 2.2, 13; 4; 6.2, 6, 12, 34 etc). Dos textos listados o último é de especial revelação para nós, pois ele traz a compaixão de Jesus ligada ao seu ensino. A multiplicação dos pães aparece depois e como uma resposta à “intercessão” dos discípulos. Isto concorda com a parte inicial de Marcos, na qual as curas de doentes e endemonhiados aparecem sempre como um sinal da autoridade de Jesus ou da manifestação do seu Reino de Deus, que substitui o reino de Satanás. Por isso a ligação sempre frequente em Marcos entre a pregação e a expulsão de demônios (e os demais milagres). Assim, o leproso é enviado como testemunha de Jesus (1.44), o paralítico serve de testemunha da autoridade de Jesus de perdoar pecados e o “ex-endemonhiado” é enviado aos seus como testemunha de Jesus e seu Reino (Mc 5.19-20). Dessa forma, os milagres são tanto a evidência da autoridade de Jesus, quanto as primeiras “amostras” do Reino que Ele proclamava.
Portanto, a discussão entre qual deve ser a missão da igreja, ou como deve ser sua inserção, fica sem sentido. A missão é integral, devendo atingir todas as necessidades do ser humano, mas deve ser essencialmente evangelística, pois foi para isso que nosso Senhor veio.
No entanto, o que impediu essa redução de Jesus a um mero curandeiro? O que lhe permitiu voltar-se à sua missão? Entre a redução e a agenda seguinte de Jesus está a oração. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. É este tempo solitário (De madrugada, quando ainda estava escuro, fora de casa, em um lugar deserto) junto a Deus (o Pai e o Espírito) que define a agenda de Jesus.
No entanto, dizer que Jesus estava à procura de poder ou simples orientação é negar a essência de seu relacionamento na Trindade. Jesus não é um empregado da Trindade, mas faz parte dela. Também não é um curandeiro ávido por sucesso, caso contrário manteria-se nesta carreira que já se mostrava bem-sucedida, ou iria para Jerusalém (ou Roma) ao invés das demais regiões pobres da Galileia. Não. Jesus ama o Pai e o Espírito. Eles buscam a glória um do outro.
Esse tempo devocional de Jesus tem duas implicações para nós: submissão e amor a Deus.
Submissão: Para comentar isso cito as palavras de Paul Freston: ...ao conservar meu plano, o desejo de sucesso, mesmo não sendo com o intuito de me gloriar diante dos homens, continua sendo “de mim mesmo”. Até que eu abra mão do meu projeto, do meu desejo de sucesso (para o reino de Deus, claro), não há súplicas que me libertem “de mim mesmo”. Tenho de perder a autonomia, não só na execução, mas também na elaboração do projeto. Meus projetos não têm eficácia no reino de Deus, não importa como sejam executados. Não são “aquilo que vi o Pai fazer” [e por que não incluir o Filho e o Espírito?] – Nem monge, nem executivo (pág. 96. Ed. Ultimato, 2011).
Amor: Para que oramos? Por que o buscamos? Para ter apenas orientação e poder? Não o amamos? E como podemos amar, sem ansiar por sua presença? Por simplesmente estarmos quietos em Sua companhia amorosa? Aqueles que amam a Deus o buscam por amor, não por outras coisas. Mesmos a santificação não é um projeto nosso para elevar nossa autoestima ou nos livrar da culpa, mas um ato contínuo de amor a Ele, para agradá-lo e glorificá-Lo. Neste sentido, orar é, antes de tudo, um diálogo com o Pai que amamos e que nos ama. É nesse contexto de amor que a intercessão, a petição e a orientação e poder encontram sentido. Amamos quem Ele ama e, por isso, não podemos deixar de interceder. Reconhecemos o seu amor, o seu interesse em nosso bem estar, o seu enorme anseio de exercitar a compaixão por nós, por isso pedimos que Ele tome conta de nós. Amamos a Ele e queremos vê-Lo glorificado e exaltado por isso pedimos poder e orientação.
Assim, que a oração seja um encontro simples e amoroso com o Pai que redefina a nossa agenda. E que, assim, Jesus seja não o nosso faz-tudo; mas o nosso Senhor, a quem, por meio da oração, conhecemos e seguimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário